sábado, 16 de fevereiro de 2013

Festival "Movimento Gisarte" arrecada doações para as famílias da Vila Liberdade‏


O  festival beneficente "Movimento Gisarte" terá a finalidade de arrecadar doações para as famílias atingidas pelo incêndio na Vila Liberdade. O evento contará com a apresentação de 12 bandas locais, sendo Frank Jorge e Mani Mani as atrações principais. O ingresso para o evento será apenas duas unidades de donativos para as famílias da Vila Liberdade, a escolher entre alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza, material escolar, roupas de cama, mesa e banho.



E o Holograma Musical entrevistou  Nayane Bragança, uma das produtoras deste evento:

1- Como surgiu a Ideia do Movimento Gisarte?

A ideia surgiu através de um grupo no Facebook, criado pelo Daniel Farias (baterista da AME) com a proposta de reunir contatos e produzir um show ou festival para coletar doações para as famílias que perderam tudo no incêndio da Vila Liberdade em Porto Alegre, e para homenagear as famílias e vítimas do acidente de Santa Maria.  

2- Por que o nome "Gisarte"? 
  
"Gisarte" vem do termo basco "gizarte", que significa "social".  O conceito por trás do nome é mostrar que a música não tem somente a função de entretenimento, mas também as funções de discussão e mobilização social, em prol do bem coletivo. A troca do Z pelo S foi proposital, para demonstrar a ideia da pluralidade presente na produção do evento. Somos produtores e técnicos com projetos e ideias próprios, e nos unimos devido a uma causa social em comum.

3- Como foi a busca por apoio? Foi difícil conseguir?

Foi bem tranquila a busca por apoio, visto que a causa é beneficente. O Dhomba, o Estúdio Musitek e a Pulselibre estão sendo grandes parceiros do Festival "Movimento Gisarte".

4- E as bandas? Estão se solidarizando também?

Sim, muito! Desde o início das discussões, ainda no grupo, sobre o que poderia ser feito para formatar o evento, diversos artistas se ofereceram para tocar. Como a demanda de artistas foi muito grande, optamos por abrir inscrições e formar uma equipe de curadoria para escolher as atrações. Temos no lineup uma amostra das melhores bandas independentes em atividade no cenário atual, além da participação dos headliners Frank Jorge e Mani Mani, que desde o início apoiaram a ideia do festival e se disponibilizaram a tocar no evento.

5- E Por que a vila liberdade e as vítimas de santa maria foram escolhidas para serem os beneficiados com o evento?

Ambos acidentes causaram muita comoção em toda a população, e isso não foi diferente entre os produtores culturais e músicos.  Foi muito chocante para todos nós saber das quase 300 vítimas fatais em Santa Maria e saber que diversas famílias em Porto Alegre perderam tudo o que tinham - que já não era muito, visto que a Vila Liberdade é um local que necessitava muito de ajuda antes mesmo do incêndio. Eu, particularmente, desde que soube do incêndio na vila Liberdade, só conseguia pensar em maneiras para ajudar os moradores e em algo que pudesse homenagear de alguma forma os jovens [e famílias] vitimados pelo incêndio de Santa Maria, e fico muito feliz pela oportunidade de usar a minha maior paixão - a música - para ajudar aqueles que precisam. 


6- O que vocês esperam como resultado deste evento?

Esperamos arrecadar a maior quantidade possível de donativos para ajudar na reconstrução da vida das famílias da Vila Liberdade, conscientizar público, artistas e imprensa sobre a função social da música, além de mostrar no festival algumas das melhores bandas independentes em atividade no cenário atual. Após o evento, em um dia a combinar, eu e demais colegas de produção do festival (junto com alguns músicos que se apresentarão no evento) levaremos as doações pessoalmente na vila.

-

- Nayane: E no final da entrevista Deixo aqui o convite para que os leitores do Holograma Musical prestigiem o Festival "Movimento Gisarte". Apresentaremos 12 atrações mostrando um pouco do que há de melhor na cena atual, com as grandes participações de Frank Jorge e Mani Mani, com o propósito de mostrar que a música e a solidariedade também caminham de mãos dadas.
 
-
Quando? 17 de fevereiro de 2013

Onde? Dhomba (Lima e Silva, 1037 - Cidade Baixa - Porto Alegre).

Que horas?  16h

Ingresso: dois itens de donativos para as famílias da Vila Liberdade - lista completa do que pode ser doado disponível aqui: https://www.facebook.com/notes/movimento-gisarte/ingresso-dois-itens-de-donativos-o-que-voc%C3%AA-pode-levar/595910773759160

Lista completa de atrações:

- Frank Jorge 

- Mani Mani

- Draco

- Lítera

- Calibre

- Cattarse

- Frida

- Sociedade Bico de Luz

- Dr. Hank

- AME

- Cosmopolita

- Nitrobeats

Redes sociais:
Facebook - http://www.facebook.com/movimentogisarte
Twitter - @movgisarte
Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/471981119530500 

Informações:
César Correa - produção: (51) 8579-6105
Nayane Bragança - produção e mídias sociais: (51) 9293-9642
E-mail: movimentogisarte@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário