terça-feira, 17 de janeiro de 2012

20 anos de Kerplunk!


Hoje, o álbum Kerplunk do Green Day completa 20 anos. Este que é o segundo álbum da banda, é também o álbum de estreia do baterista Tré Cool, que ocupou o lugar de John Kiffmeyer/Al Sobrante.
Produzido pelo Green Day e por Andy Ernst, o Kerplunk foi gravado no período de Maio a Setembro de 1991, no estúdio Art of Ears, em São Francisco, e lançado em 17 de Janeiro de 1992 pela Lookout! Records (sendo relançado em 9 de Janeiro de 2007 pela Reprise Records).
Segundo Mike Dirnt, baixista do Green Day, esse é o álbum no qual a banda mais "viajou", uma vez que tinham tempo de estúdio de sobra e foi o álbum que fez com que a banda desse um salto gigante na cena local e fizesse com que os shows começassem a lotar, de forma com que a banda despertasse o interesse das gravadoras.

Faixas

1 - 2,000 Light Years Away
2 - One for the Razorbacks
3 - Welcome to Paradise
4 - Christie Road
5 - Private Ale
6 - Dominated Love Slave
7 - One of My Lies
8- 80
9 - Android
10 - No One Knows
11 - Who Wrote Holden Caulfield?
12 - Words I Might Have Ate

Faixas Bônus

13 - Sweet Children
14 - Best Thing in Town
15 - Strangeland
16 – My Generation (cover do The Who)

Curiosidades sobre o Kerplunk:

• A faixa "2,000 Light Years Away", foi, anos mais tarde, remixada por Rob Cavallo e pelo mixer Jerry Finn e lançada na trilha sonora do filme "Jerky Boys", em 1995. Ainda, uma versão ao vivo da canção aparece como b-side do single "Basket Case" lançado na Inglaterra.
• Holden Caulfield, da canção "Who Wrote Holden Caulfield?", é o personagem principal do livro "The Catcher in the Rye" (O Apanhador no Campo de Centeio), um dos livros favoritos de Billie Joe. A banda ScreechingWeasel tem uma canção chamada "I Wrote Holden Caulfield", na qual Mike Dirnt toca baixo.
• No encarte do álbum, é possível ver a banda agradecendo a John Kiffmeyer e Al Sobrante, embora ambos sejam a mesma pessoa. No encarte também é possível ler a seguinte dedicatória "In Memory of Gravy". Gravy era o gato de Mike Dirnt que faleceu, e a banda resolveu fazer esta homenagem.
• A história do encarte do álbum, "My Adventures with Green Day", foi escrita por "Laurie L.". A história é completamente fictícia, e o nome Laurie L., é, na verdade, uma referência a Lawrence Livermoore, da Lookout! Records. Ele escreveu a história originalmente para o fanzine "Tales from Blargh!".


#

Críticas? Sugestões?
E-mail: hologramamusical@hotmail.com
Twitter: @HMusical

Curta a página do HM no Facebook!

3 comentários:

  1. Green Day uma das melhores bandas que existe!!Muito bom este Post.
    Ou melhor mais um post muito afude!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post sobre Green Day. Merecido!
    Parabéns, beijos.

    ResponderExcluir