segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma vida musicada

 Com um som que podemos chamar de inovador, Érico Junqueira, vocalista da banda Doyoulike?, deu um passo adiante na sua carreira. Com músicas que ele diz ser estilo MPB, criou o "Valentin".
 Esse projeto deu tão certo que ontem, (21/08), ele, junto com as bandas Tópaz e LeChevais, tocou em São Paulo em uma das casas de shows/festas mais conhecidas do estado.
 No dia 26/07 aconteceu um pocket show da Doyoulike? em Porto Alegre, na Livraria Cultura, e conversamos com ele sobre esse projeto, São Paulo, drogas e camisetas.


 
                                Foto: Luciano Amoretti

HMusical: Como o Valentin surgiu na tua vida?

Érico: Desde que eu comecei com a Doyoulike?, o cara tem mania de gravar as músicas no violão, eu gravava as minhas músicas no computador, com microfone normal mesmo. Mas aí tinha algumas músicas mais lentas, parecia mais MPB, e eu não gosto de MPB, mas elas pareciam MPB, eaí eu gravei algumas músicas, e mandei pro Bruno, pros meus amigos, pro Lê também, e eles acabaram gostando. E eu achei que ‘de repente’ eu conseguiria fazer isso, além da doyoulike?, até porque, primeiramente, as músicas eram pra ser inicialmente da doyoulike?, porém a banda tem um lance mais rock, mais pegado, aí acabei gravando essas músicas no violão, e foi isso.

HMusical: Diferente da Doyoulike? que é algo mais forte/mais pegado, como é tocar apenas você, o violão e o Neko?

Érico: Ultimamente a gente tem tocado com bateria também, o que dá um rendimento maior, o violão eu toquei algumas vezes, mas fica uma coisa meio monótona, é ruim tu ficar olhando um cara tocar violão, uma coisa meio triste e tal. A diferença é que tu tem muito mais energia tocando com banda.  E as músicas só com o violão elas são mais calmas, é legal de tocar. No Domingo a gente tocou com a Supercombo,  a galera canta as músicas junto e isso dá muita “pilha”, diferente de tu só tocar violão sentado e tal, tipo João Gilberto. (Risos) É muito mais legal tocar com banda, o Valentin com a banda, com o Neko tocando violão, e o Rafa tocando bateria. É legal, é legal!

HMusical: E há quanto tempo tu já amadureceu essa idéia de tocar como Valentin mesmo?

Érico: Cara,  o primeiro show foi uma ‘cagada’ gigante, de... Aqui em Porto Alegre existem alguns shows rolando agora e me convidaram pra primeira atração do primeiro show, e eu toquei as músicas que eu sabia, mais ou menos, tinha uma que eu não sabia a letra, foi horrível! E aí eu pensei ‘se eu quero levar isso a diante, eu preciso levar mais a sério, de verdade’, porque eu gravava as músicas e depois largava de mão. Aí comecei a gravar as músicas e tocar em casa, com mais arranjos e tal. Das primeiras 6 músicas que eu coloquei na internet, aí até sair o primeiro EP, deu 1 ano e pouco. Acho que foi esse o tempo em que a idéia amadureceu.

HMusical: Tu estás há 2 anos com esse projeto e já vai tocar em São Paulo, com a LeChevais e com a banda Tópaz, como é isso?

Érico: Eu diria que tem um pessoal que conhece lá, mas eu acho que sozinho eu não teria conseguido ir, o convite rolou por parte da Tópaz e eu fiquei super feliz, porque das outras vezes que a Doyoulike? foi tocar em São Paulo e eu fui tocar com o violão na praça e eu avisei o pessoal de lá pela internet "Ó, vou tocar no lugar 'tal'" e tinha 15/20 pessoas, e agora eu vou tocar e vão ter 200 pessoas, e eu tô feliz, tô feliz. O pessoal da LeChevais estão felizes também.

HMusical: Até o final do ano, o público que curte o Valentin, vai ter novidades?

Érico: Vai sim, eu pretendo gravar um novo EP até o final do ano, aliás, vou começar semana que vem, eu acho.

HMusical: E camisetas e essas coisas assim?

Érico: Cara, camiseta é meio caro pra fazer, tem que ter um capital inicial alto, e eu não gosto de gastar com essas coisas, eu gasto com drogas, e com equipamentos de som, sei lá, com o meu vídeo game, sabe? (Risos). Mas eu pretendo fazer mais pra frente, sim. 

HMusical: Deixa uma mensagem pro pessoal que curte Valentin e o público que vai te ver em São Paulo.

Érico: Cara, eu espero que vocês estejam lá, que a gente possa se falar, e que o show que vai rolar seja massa, que tenha bastante gente e que vocês estejam animados pra que a gente possa cantar juntos. Vai ser legal!

#

 Agradecemos imensamente ao Érico por disponibilizar um tempo para esta entrevista e o parabenizamos pelo sucesso do Valentin e da Doyoulike?, que no dia desta entrevista tiveram  que fazer dois shows na Livraria Cultura, pois a primeira sessão lotou, a segunda também, mas por questão de tempo não puderam fazer uma terceira.
 Lembrando que esse show foi beneficente.

 Caso tu ainda não conheça Valentin, segue os links:

 http://www.oinovosom.com.br/valentin
 http://www.oinovosom.com.br/valentin/agenda
https://twitter.com/euvalentin
http://www.tramavirtual.com.br/sovalentin

#
Desculpas necessárias: Pelo exato motivo de que as quatro integrantes do HM estão em época de provas no colégio/faculdade, não colocamos a entrevista no ar antes, pois a mesma foi realizada em áudio. Nossas sinceras desculpas ao Érico e a vocês. Como falamos no primeiro post, somos aprendizes.
 
#

Sugestões, críticas?

E-mail: hologramamusical@hotmail.com
Twitter: @HMusical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário