sexta-feira, 15 de julho de 2011

Onde Anda o Rock and Roll?

 
Quando falamos em música, o Rock é um dos primeiros gêneros musicais que nos vem à cabeça. Ele vem evoluindo cada vez mais, desde a década de 1950. Junto a esta evolução, vieram os fãs, que demonstram esse amor criando suas próprias composições e com isso, o representando muito bem. Preparamos uma entrevista com integrantes de várias bandas e artistas que vivem do rock e para o rock. Confere aí: 


Diego Lopes – Acústicos & Valvulados (@aevalvulados)

- O que é o Rock pra ti?

 O rock antes de tudo é diversão! Juntar num mesmo lugar pessoas que curtem a mesma música para curtir um som é uma das coisas mais divertidas que existe. Se for pra tocar então, nem se fala. Tem que ser divertido e se não for, então não é rock.

- O que ele representa na tua vida?

 O rock representa boa parte da minha vida. Desde pequeno escuto rock, curto rock e toco rock. Foi tocando rock que eu fiz muitos dos meus amigos e conhecidos.

LeChevais (@LeChevais)

- O que é o Rock pra vocês?

Renan Nickel: Uma vez eu ouvi meu irmão dizer uma coisa legal sobre o rock. Que ele além de um estilo musical ele é um amigo porque quando a gente está alegre, está escutando uma banda que nos deixa alegre, quando tá triste tu ouve uma que te conforta. Acho legal isso... O Rock pra mim além de tudo é um companheiro que tá sempre do lado em todos os momentos.

Fagner “Fagui” Lopes: É a minha vida. Vivo em torno disso há uns 10 anos já e não pretendo parar. É o que sei fazer melhor e também é um modo de me expressar sem dizer nada.

Leonardo Moreira: Rock pra mim é a vontade de sair correndo quando se ouve uma música. É a parte da arte que serve pra expulsar os demônios, lutar por uma causa, pra suar num show e parecer que tomou um belo banho. Rock é a vontade de fazer a diferença e a esperança de que tudo vai melhorar.

- O que ele representa na vida de vocês? Que diferença ele fez na mesma?

Leonardo Moreira: Representa a vontade de continuar a buscar uma realização. Representa a melhor chance que tenho. A melhor carta pra jogar.

Renan Nickel: Te digo que na verdade nem sei o que seria da minha vida sem o Rock. Não me imagino fazendo outra coisa que não seja tocar. Aprendi muito cedo a gostar de rock e aquilo me fez ser muito mais confiante em mim a medida que eu começava a me sentir capaz de além de ouvir o que os meus ídolos produziam, começava a também produzir um pouco daquele estilo. Só me trouxe coisas boas até hoje e espero que continue sendo assim por muito tempo.

Fagner “Fagui” Lopes: Representa meu sonho e o sonho de outras pessoas que convivem junto da banda.

Renan Vargas – Belepoke (@Belepoke)

- O que é rock pra ti?

 O rock, pra mim, é algo mágico, aonde podemos liberar nossos sentimentos e ser feliz. O rock é inexplicável; é emocionante ouvir rock.


 - O que ele representa na tua vida?

O rock é uma droga do bem. Sou feliz fazendo e escutando rock. Esqueço meus problemas, penso em coisas boas, sendo assim, representa muito na minha vida.


Mumu – Vera Loca (@VeraLoca)

- Que representatividade o rock teve/tem na tua vida?

O rock n' roll sempre representou um espírito de pura liberdade na minha vida desde pequeno, quando eu me trancava no quarto para escutar John Lennon, The Marmalade, Rod Stewart nas fitas K7's do meu pai que jaziam na prateleira. Era como se eu pudesse ir pra qualquer lugar enquanto estava escutando. E também um pouco mais velho quando decidi fazer do rock o meu trabalho para outra vez poder ir pra qualquer lugar, mas desta vez qualquer lugar que rolasse um dindim!!

- O que tu poderias citar de melhor do rock atual?

O Rock atual para mim cai muito bem pois se assemelha muito ao Rock n' Roll direto, enérgico e principalmente simples que eu sempre gostei, diferentemente dos anos 90 e 80 que tinham outras características. Tem bandas muito boas como MgMt, Beady Eye, Little Barrie, The Rot Hats e porque não The Rolling Stones que embora estejam adormecidos no momento lançaram a música "Plundered My Soul" que é uma obra do rock com sua sensualidade e molejo. Escuto essa música quase todos os dias. No Brasil nos dias de hoje gosto muito de Macaco Bong, o folk do Gustavo Telles e os escolhidos, Rinoceronte e Cachorro Grande.

- E qual a mensagem que tu poderias passar para esse pessoal que segue ouvindo e trilhando suas próprias vidas com base no rock 'n' roll?

Queria dizer pra todos seguirem seus instintos e trabalhar porque não tem coisa mais careta que músico louco tocando desafinado e que não chega a lugar nenhum. Lembre-se quem toca desafinado espanta o convidado. Então é isso, minha dica é levar o rock a sério, não se deixar levar por essas quantidades de músicas cafonas que estão invadindo o país cada vez mais. Esses dias ouvi falar no AgroBrega. What a fuck? É como dizia o Raul: "Rock n' Roll não se ensina nem se aprende".


Banda Keepers (@escutekeepers)

- O que é Rock pra vocês?

Patrick: Vejo o Rock como uma cultura que, assim como outras, envolve diversas áreas da sociedade, como moda, música, filosofia, comportamento em geral. Tal como a política, ciência ou religião, o rock adapta seus elementos de acordo com o momento vivido pela juventude, que é a classe de pessoas que realmente mantém viva essa parada.

Johnny: Sítio na Ponta Grossa / Bar João / Ponto Final / Casa da Clau / Teatro de Elis / Casa do Zeca / Bar Prancha / Garagem Hermética / Alive / Manara / Opinião / Tapuias/ Croco / Academicos da Orgia / Dissonante / Casa do Gaúcho/ Pepsi on Stage / Revival / Embaixada do Rock / Beco / Sogipa / Wave Music Hall / AFRG/ Revolution / Casa Rosa / Fica / GND Bar / Rock é o que fiz em cada um desses lugares!

Frankie: Rock pra mim é o meio de expressão mais poderoso. Do anarquismo ao amor, sem delimitações, seja qualquer o subgênero do mesmo. O Rock pra mim é sinônimo de liberdade.

Gabe: ROCK é como se fosse o centro de um estilo musical.
Diversas variações evoluíram o jazz, blues, entre outros, ao nosso querido rock. Claro que é muito abrangente falar de rock, pois estamos falando de um estilo muito grande e heterogêneo de ritmos como, punk-rock, rockabilly, rock'n roll, heavy-metal, hard-rock, pop-rock, grunge e etc... Mas o que podemos definir é que rock na sua essência é uma música com poucos acordes, um ritmo que empolga com uma melodia que não sai da cabeça... Bom rock é exatamente aquele que agente ouve muito e não se cansa.. Pessoalmente pra mim rock é mais uma forma de através da música expressar e compartilhar as energias que nos rodeiam. É ARTE. Nesse DIA INTERNACIONAL DO ROCK só tenho á agradecer todas as gerações de Artistas que escreveram esta história e por que não dizer estas músicas...
MUITO OBRIGADO ROCK, e um SALVE aos ROCKEIROS... hahaha

Felipe: O Rock é a rebeldia da juventude! É ter atitude na hora de expressar, de sentir. O Rock é um espiríto que te liberta das consequencias, que permite a real sinceriade da expressão, independente da forma.


Doyoulike (@doyoulike)

- O que é o Rock pra vocês?

Leonardo “Z” Zimmermann - Liberdade. 

Gulis Vettorato - Rock é transgressão. É tu ir contra tudo que te dizem ser certo, mas que na realidade não é. É viver uma vida longe de qualquer padrão que a sociedade tenta te empurrar todos os dias nas propagandas de TV e em outros veículos desse sistema de coisas que todos nós estamos inseridos e não temos como fugir. Aquela história de "Sexo, drogas e Rock n’ Roll" pra mim é coisa do passado. Quem viver embutido nesse rótulo vai se f... legal! Rock é coisa séria, e ao mesmo tempo não. Falo de coisa séria quando se coloca em mente o trabalho que ele exige por quem vive dele. Nos dias de hoje, prefiro pensar em "Verdade, Trabalho e Rock n’ Roll".

- O que ele representa na vida de vocês? O que ele mudou na mesma?

Leonardo “Z” Zimmermann - As duas respostas em uma só. Representa muita coisa. Se mudou alguma coisa em minha vida? Pois mudou ela inteira. Sou o que sou graças ao que o rock me proporcionou. Depois que comecei a ouvir rock foi que eu entendi o que significava "Seja você mesmo". Liberdade, personalidade e filosofia. Estilo de vida. Pra mim, não se resume a um gênero musical. É energia e força. Não sou adepto ao "Sexo, drogas e rock'n roll" Mas ouvi muito hardcore e punk rock e através disso tive a oportunidade de começar a pensar por mim mesmo e criar as minhas próprias crenças e seguir um caminho que fosse absolutamente meu. É uma ótima escola se tu aprender a lidar com a liberdade que ele te proporciona.

Gulis Vettorato - O Rock fez ser quem eu sou, simples assim. Pedir demissão de um emprego que me dava uma garantia e me jogar de cabeça nele. Não existe nada mais Rock n’ Roll que isso. Vivo ele no talo todos os dias da minha vida, e viverei até o último suspiro meu aqui nessa vida. Escuto muitos outros estilos de música, principalmente Rap. A atitude e mensagem desse estilo se iguala muito ao do Rock. E encerro aqui fazendo um trocadilho, com um pouco de analogia, de uma frase do rapper Emicida: "Se teu Rock não é a tua vida, teu Rock é piada pra mim!”
 Todo dia é dia do Rock. Mas feliz dia do Rock pra todos que vivem ele!


Sociedade Bico de Luz (@_SBL)

- O que é rock pra vocês?

Igor Almeida – Pra mim, o rock é um dos meios mais eficientes e diretos de contribuir com a sociedade e mudar a vida de algumas pessoas para melhor.

- Que representatividade o rock teve/tem na tua vida?

Claudio Busatto (Alemão): O rock mudou a minha vida, fez eu conhecer pessoas que talvez eu nunca conheceria, cidades que eu nem imaginei que estivessem no mapa, tudo através de um som, de um sonho.

- O que o rock influencia na vida de vocês e na vida da SBL?

Igor Almeida –  O rock (assim, como diversos outros ritmos musicais) segmenta, une, muitas pessoas, como eu, você, e a SBL. Se não fosse o rock, eu não estaria respondendo essa pergunta.

- O que vocês poderiam citar de melhor do rock atual?

Claudio Busatto (Alemão): Na minha opinião, atualmente, ninguém supera o Foo Fighters. Eles estão na melhor fase, com um CD sensacional. Tô louco pra que venham logo pro Brasil. Outra banda que vale muito a pena ser ouvida é Rooney.

- E qual a mensagem vocês poderiam passar pra "garotada" que segue ouvindo e trilhando suas próprias vidas com base no rock 'n' roll?

Claudio Busatto (Alemão): Que a gurizada não pense que a chama se apagou só porque o foco das mídias, hoje, está no sertanejo. Tem muita gente trabalhando sério, e muita coisa bacana acontecendo nos undergrounds das cidades que muitas vezes acabam passando batidas. Participem, envolvam-se, e não deixem essa chama se apagar nunca. O rock precisa de todos nós.


Ígor Manauê – Lepata (@Lepata)

- O que é o Rock pra ti?
Rock é uma forma de expressar sentimentos e  idéias e de protestar através de algo tão contagiante como a música. Pra mim, mais especificamente, é o que eu gosto de fazer e o que se tornou a base do meu sonho.

- O que ele representa na tua vida?

Bah... Muita coisa! Algumas bandas, como o Dead Fish, me ajudaram a ver a realidade de outra forma, e hoje sou muito feliz por isso hehe Influenciou também em eu tocar em uma banda, o que 'toma' grande parte do meu tempo, e é a coisa para a qual eu mais me dedico.

- E o que o rock influencia na vida da Lepata?

Na vida da Lepata? Diria 'no som' da Lepata? Aí influencia muito!

Carina Silva – Vittoria Rock (@vittoriarock)

- Que representatividade o rock teve/tem na tua vida?

O Rock sempre esteve presente na minha vida através de minha mãe e meu tio, posso dizer que ele faz parte da minha essência. Ele é parte de mim e da minha vida, é algo inevitável e simples, algo que moldou a Carina Silva que existe hoje. Não consigo me imaginar vivendo de outra forma, com outras roupas, ouvindo outras músicas, com outra ideologia que não a do punk rock. Como eu disse antes, é inevitável, é parte de mim.

- O que tu poderias citar de melhor do rock atual?

Caras, ultimamente tenho escutado muito som nacional, dentre eles Rancore, Dead Fish, Dance of Days, Zander, Chuva Negra e doyoulike?. Mas tem muita coisa legal acontecendo no mundo do rock por aí e fico bem feliz de ver que isso está rolando.

- Qual a mensagem que tu poderias passar pra "garotada" que segue ouvindo e trilhando suas próprias vidas com base no rock 'n' roll?

Tudo que eu tenho a dizer é: sigam nessa que o rock não decepciona. Quando você entra nesse estilo com amor e vontade ninguém vai conseguir te atingir, ninguém mais te diz o que é certo ou errado. Você é quem sabe que roupa você curte usar, como você gosta do seu cabelo, qual música que realmente mexe contigo e foda-se o resto.


 Erico – FAI (@bandafai)

- O que é o Rock pra ti?

O rock pra mim é o melhor estilo musical, comecei a gostar desde pequeno e até hoje, se não fosse roqueiro, não sei o que iria fazer.

- O que ele representa na tua vida? Que diferença ele fez na mesma?

Uma das melhores coisas que já me aconteceu, foi o rock ter entrado na minha vida, comecei a tocar violão e guitarra, e o estilo também mexeu no jeito de vestir e de agir, e assim entrando no FAI e fazendo um som com atitude e muito rock, se não fosse o rock na vida de nós 5 não teria o FAI.

                                                                           #

                                                                         
Cada um de nós tem um pensamento diferente sobre o Rock, e é isso mesmo que o define. É a opinião, o refúgio, a forma de expressão, a sobrevivência de muitos, o idealismo do que é a vida. Rock não tem cor, não tem raça, não tem preconceito. O Rock é pra ser sentido, não comercializado.
Em nome do HMusical, agradecemos  a todas as bandas que disponibilizaram um tempo para responder as perguntas e desejamos que continuem espalhando o melhor do rock por aí. Admiramos todas as bandas entrevistadas, pelo carinho e dedicação e amor que os mesmos têm por aquilo que fazem. De certa forma, servem de influência e muita inspiração para cada uma de nós.

Explicação necessária: Esta matéria refere-se ao Dia Mundial do Rock (13/07), porém, por diversos problemas técnicos não conseguimos postá-la a tempo. Pedimos desculpas a todos os envolvidos e, principalmente, aos leitores. Pedimos ainda, encarecidamente, que não nos deixem desistir. Como no post anterior: “TU faz parte disso, agora!”


Contato: 

E-mail: hologramamusical@hotmail.com
Twitter: @hmusical







9 comentários:

  1. Belíssimo projeto, gurias!
    Sigam em frente que foi só o início, tem tudo pra dar certo.
    A música salvará o mundo, assim como o bom 'roquenrou' salvará as próximas gerações. Ou pelo menos, assim esperamos. E vocês ajudarão.

    Valeu pelas 'indicações', não conheço algumas das bandas entrevistadas/citadas e passarei a conhecer assim que conseguir sair do blog e conectar no mundo delas.

    Contem com a minha visita e admiração diária.
    É isso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas, um belo projeto que vai dar muito certo...Eu desejo muita sorte para todas vocês. Eu sei o quanto foi difícil, mas é nas dificuldades que encontramos as melhores soluções;)
    Sempre vou estar por aqui!!
    beijos;**

    ResponderExcluir
  3. Que massa meninas...Parabéns pelo trabalho, ficou muito bom. Continuem assim, com matérias ótimas e com o bom conteúdo, vocês vão longe =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. parabéns, ficou muiito perfeito ♥

    sempre, sempre estarei por aqui, afinal um trabalho bem feito deve ser divulgado e apreciado por todos ;)

    beijos e sucesso para vocês ;*

    ResponderExcluir
  5. bons trabalhos começam a partir de boas idéias!
    muito bacana o blog
    "..words of wisdom, let it be!" :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho meninas...
    Ficou tudo muito perfeito, e concerteza já esta sendo um sucesso.
    Desejo que esse trabalho maravilhoso continue sendo cada vez mais divulgado e admirado.
    Afinal vocês merecem isso e muito mais, depois das dificuldades que tiveram de enfrentar para fazer com que este sonho desse certo, que agora concerteza acabou se tornaram um sucesso.
    Podem ter certeza de que sempre que eu puder estarei acompanhando vocês.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Legal as entrevistas. Sempre é legal ver o que o nosso ídolo acha do que ele faz. hahah
    Legal ver que alguns deles pensam parecido com a gente.

    Blog de música sempre é legal, quase fiz um uma vez... diuashds. Sorte ai, gurias.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. mt tri mesmo!!!!rock n roll em movimento!!!

    ResponderExcluir
  9. é isso aí bixo, AMO VOCÊS MENINAS. vcs são d+++++++++++++

    ResponderExcluir